terça-feira, 26 de julho de 2016

A FELICIDADE DE TRABALHAR EM EQUIPE

Observando há quase duas décadas os modelos de gestão de diversas organizações, públicas e privadas, constatei que, quanto mais a liderança compreende a diversidade como riqueza e o envolvimento sinergético entre seus membros como condição essencial para o trabalho em equipe, mais se observa altos índices de felicidade e de produtividade.

Dedicando-se a identificar e estimular as habilidades de cada um dos seus colaboradores, a liderança tem oportunidade de fomentar o desenvolvimento pessoal e coletivo na equipe, promovendo a superação de lacunas de desempenho e ampliando a motivação.  A partir da capacitação permanente de cada um dos seus integrantes, observa-se uma ampliação da autoestima e do comprometimento e os resultados são indiscutíveis.

Quando todos os membros da equipe são estimulados, valorizados e reconhecidos, seus talentos transbordam, surpreendendo pela qualidade, pela inovação e pela felicidade de fazer parte de algo muito maior, pois nesse momento a comunhão de propósitos, os objetivos comuns e o senso de coletividade já irão falar por si.

Nesse sentido, o clima corporativo transparece em cada um dos colaboradores e a felicidade se torna altamente irresistível e contagiosa, vez que baseada em relações significativas e metas legítimas.

Quanto mais os membros da equipe compreenderem a grandeza e  o alcance da sua contribuição para a consecução do todo, mais se sentirão valorizados  e estimulados ao aperfeiçoamento constante e, a concomitância desses fatores produzirá uma sensação de felicidade que o dinheiro não poderá comprar.

Ao compreenderem os objetivos e metas a serem atingidos tornam-se capazes de produzí-los em conjunto com todos os demais, sentem-se valorizados individualmente e, as coisas simplesmente acontecem de forma harmônica.

Quer melhoria no clima e na produtividade da sua equipe? Invista em superação, valorização, reconhecimento e feedback.  Procure entender o quanto se sentem felizes fazendo parte de um sonho coletivo e busque estimular o compartilhamento e a empatia.  A felicidade será, então, uma consequência natural.

O vídeo que segue evidencia isso de forma cristalina.  

Não espere mais: vire o jogo, vire a página. Recomece!

Abraços e até a próxima!







Nenhum comentário:

Postar um comentário