domingo, 27 de dezembro de 2015

ESPERANÇA É DO VERBO ESPERANÇAR!


A cada ciclo que se encerra, uma reflexão que se impõe é aquela que gravita em torno de nossas crenças, trazendo consigo a necessária análise sobre nossas esperanças e propósitos para o próximo ano. 

Mario Sergio Cortella, grande filósofo brasileiro, parafraseando o inesquecível educador Paulo Freire afirma que "não se pode confundir esperança do verbo esperançar com esperança do verbo esperar. Aliás, uma das coisas mais perniciosas que temos nesse momento é o apodrecimento da esperança; em várias situações as pessoas acham que não tem mais jeito, que não tem alternativa, que a vida é assim mesmo… Violência? O que posso fazer? Espero que termine… Desemprego? O que posso fazer? Espero que resolvam… Fome? O que posso fazer? Espero que impeçam… Corrupção? O que posso fazer? Espero que liquidem… Isso não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo. E, se há algo que Paulo Freire fez o tempo todo, foi incendiar a nossa urgência de esperanças”.

Precisamos assumir a conjugação do verbo esperançar, deixando nossa zona de conforto para nos lançar em direção a novas perspectivas.  Não será o outro o responsável por tudo aquilo que podemos e devemos realizar pessoalmente.

Esperar simplesmente é deixar que os outros resolvam, que o problema se resolva por si só ou se omitir e permitir que a situação fique cada vez mais complicada e fora de controle por falta de atitude. De outro lado, esperançar é agir, é criar o novo, é assumir a responsabilidade, é dar o melhor de si, é ser um agente transformador da sociedade, contribuindo de forma ativa para uma nova ordem de coisas.


E você, o que pretende fazer em relação a 2016?  Vai esperar,  reclamar, murmurar ou vai trabalhar, se esforçar, dar o melhor de si e ESPERANÇAR?

Desejo sinceramente que você repense suas escolhas e decida-se pelo melhor!

Feliz 2016!

Abcs e até a próxima!