quarta-feira, 2 de julho de 2014

SETE PASSOS PARA A LIDERANÇA TRANSFORMADORA

O exercício de funções de liderança cada vez mais impõe o autoconhecimento e constante aprimoramento de conhecimentos, habilidades e competências para engajar as pessoas e levá-las à excelência no exercício de suas atividades dentro da equipe.
 
Para obter resultados eficientes e criar um ambiente de confiança e colaboração, as lideranças precisarão compreender de que forma seus estilos de gestão interferem no desempenho das equipes e, consequentemente, nos resultados das instituições/ organizações.
 
Com o objetivo de subsidiar esta postura assertiva, comprometida com o desenvolvimento e a superação, passaremos a refletir sobre sete passos essenciais à liderança transformadora:
 
1º) ESTEJA PRÓXIMO
Seja claro e assertivo.  Mantenha-se sempre à disposição dos membros da sua equipe.  Ainda que esteja envolvido com inúmeras obrigações e prazos, tenha sempre tempo disponível para ouvir seus parceiros.  Não se coloque em uma redoma, mas permaneça disponível e acessível.
 
2º) COMPREENDA E DESFRUTE DO PODER DO RECONHECIMENTO
Esse tema já foi objeto de postagem anterior aqui no Blog (veja http://criatividadeegestao.blogspot.com.br/2014/03/quatro-reflexoes-para-mudanca-segundo.html) e retorna agora em função de sua importância.  Desde a hora de seu nascimento o ser humano procura o reconhecimento e conforme a Teoria das Necessidades Humanas de Abraham Maslow, dentro de cada um de nós existe a necessidade de sabermos que, de alguma forma, fazemos a diferença para alguém. Isso significa que o reconhecimento é tão necessário para o crescimento e o bem-estar de uma pessoa quanto o alimento e a moradia.   Nesse sentido, as lideranças precisam compreender e utilizar os recursos do ELOGIO/REFORÇOPOSITIVO, assim como a CRÍTICA CONSTRUTIVA, sempre de forma atrelada aos objetivos institucionais.  Valorizar os membros da equipe, reconhecendo a contribuição de cada um de acordo com suas habilidades criam um ambiente de motivação e comprometimento cada vez maiores. 
 
 
3º) DÊ O EXEMPLO
Atualmente, um líder não pode ser apenas alguém potencialmente capaz de motivar pessoas, mas precisa ser também um exemplo a seguir nas mais diversas áreas. Liderar pelo exemplo exige que o líder possua uma postura confiável e inspiradora, através da qual seus seguidores  irão se inspirar para continuar na busca pela consecução dos resultados almejados. Requer coerência entre o falar e o agir, sensibilidade e tolerância.

Tanto na vida profissional quanto na vida pessoal, as lideranças são colocadas à prova e precisam adotar um postura inspiradora e confiável sob pena de transparecer despreparo, fragilidade ou insegurança.  Assim, os líderes devem dar sempre exemplo para todos com quem se relacionam, pois a eficácia de seus modelos de gestão dependem da sua capacidade de ser referência para a equipe, motivando e inspirando pessoas a se superarem positivamente.
 
4º) DEMONSTRE SENTIMENTOS/FESTEJE AS CONQUISTAS
Envolva-se com sua equipe.  Preocupe-se verdadeiramente com o que sentem e pensam.  Avalie o nível de felicidade e motivação de cada um.  Conheça seus valores e respeite a diversidade de pensar e de agir existente entre seus parceiros.  Valorize as conquistas, ainda que tímidas porque o hábito de comemorar significa dividir os louros com todos aqueles que contribuíram para os resultados e isso gera mais motivação e comprometimento.  Mesmo nas ocasiões em que as metas não forem atingidas, busque entender os porquês e utilize-os como mola propulsora de novos resultados positivos e não como derrota.
 
5º) SEJA GENEROSO/OFEREÇA INCENTIVOS
De alguma forma as pessoas precisam se sentir recompensadas pelo empenho e comprometimento, então, as lideranças precisam praticar generosidade.  Se não dispõem de incentivos institucionalmente definidos, utilizem a criatividade e criem seus próprios, como por exemplo, flexibilidade de horário, mais autonomia e visibilidade dentro da equipe.
 
6º) OUÇA SUA EQUIPE
Como líderes, às vezes estamos tão envolvidos com atingimento de metas e a gestão estratégica da unidade, orientando as pessoas e falando que nos esquecemos de que tão necessário quanto é ter tempo para ouvir. Aqueles que executam diretamente as tarefas diárias são os mesmos que precisamos ouvir constantemente pois conhecem a verdade dos nossos modelos de gestão.
Como líderes precisamos entender que não sabemos tudo e, em alguma medida, o conhecimento daqueles que estão executando as atividades diretamente devem ser ouvidos atentamente.  Esse feedback é precioso.  Devemos investir tempo ouvindo nossas equipes diariamente.

7º) OCUPE SEU LUGAR. Com integridade e respeito por sua equipe, comprometa-se com seu auto desenvolvimento permanente.  Estude, pesquise, leia, pratique benchmarking, supere-se a cada dia.  Os membros da sua equipe precisam saber que há alguém muito competente no comando.
 
Encerrando esta postagem,  desejo que tenha contribuído para criar novos paradigmas e vontade de fazer a diferença. Estarei aqui na torcida para que seus sete passos resultem em transformação e superação na sua equipe.
Abraços e até a próxima!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário