segunda-feira, 17 de março de 2014

VOCÊ SABE O QUE É SINERGIA?


De origem grega a palavra SINERGIA significa cooperação, integração e trabalho, isso quer dizer que as somas das partes é maior do que o todo, porque as energias se unem em prol de um objetivo comum.

No contexto corporativo sinergia são todas as movimentações internas da instituição seguindo um objetivo compartilhado por todos da equipe em favor do crescimento da instituição/corporação. 

Parece impossível? Abandone seus velhos paradigmas e observe que coisas incríveis acontecem quando as pessoas, as instituições, as comunidades, os países se unem em torno de um objetivo maior em um envolvimento sinérgico.

A sinergia não pode prescindir de uma potencialização da comunicação nas equipes. Ao pertencer e compartilhar os valores e as diretrizes da equipe, o colaborador fica comprometido com a cultura organizacional e passa a integrar essa corrente energética, onde ensina e aprende dentro de um ciclo virtuoso de crescimento e aprimoramento.

Para tanto, as metas e objetivos devem ser compartilhados, articulando-se as pessoas com a cultura e o sistema da organização, garantindo uma maior convergência e coerência em todas as suas ações, gerando um incremento da produtividade e um meio ambiente corporativo desafiante e saudável.

É importante que a comunicação seja franca e aberta, garantindo a circulação de ideias, metas e objetivos comuns, mantendo a equipe antenada com as demais unidades institucionais/corporativas, eliminando o isolamento e a formação de "ilhas" de conhecimento.

Em vez de focarmos nos aspectos negativos, onde sempre há perdedores e ganhadores como se fosse necessário um perder para o outro ganhar, buscaremos as soluções ganha-ganha, onde todos cedem um pouco para que a solução seja boa para todos.

Substituir as palavras eu e você por nós é o início do sucesso. Se juntarmos as energias dos integrantes de nossa equipe de trabalho para conquistar um mesmo objetivo, que faça sentido para todos, surgirá a verdadeira sinergia.

 “Nenhum de nós sozinho é tão bom quanto todos nós juntos”.
 
Geralmente o que nos distancia uns dos outros é que todos queremos ser compreendidos, mas nem sempre estamos abertos à compreender o outro.  Cada ser humano é ímpar e devemos aceitar nossas diferenças como oportunidade de conviver com respeito, integridade, lealdade, transparência, honestidade, cooperação, espírito de equipe e amor. 

Trocar as palavras “eu” e “você” pela palavra “nós”, é a expressão mais incrível de sinergia que é a soma da energia humana em grupo, sendo que resultado depende da convergência de propósitos, mentes e corações.

O que você acha que pode fazer a partir de agora para criar sinergia em sua equipe de trabalho?

O que quer que seja, eu desejo que faça.  Os resultados serão surpreendentes!

Um comentário: